sábado, 21 de março de 2009

Entendendo melhor o CLP

Fala galera, depois de algum tempo sem postar devido à falta de tempo. Nesta semana me esforcei pra trazer um artigo interessante para o blog.
Bom, para escrever este artigo eu terei que falar um pouco sobre o que aconteceu comigo nos últimos meses, vou ser o mais breve possível.
Vamos lá, faz algum tempo que eu tava querendo participar da Olímpiada do Conhecimento, só que não havia tido nenhuma oportunidade, porém no começo deste semestre foi lançada a prova para as modalidades: eletricidade predial, eletricidade industrial e eletrônica. Eu fiz a prova para participar de eletrônica, tirei a nota necessária para passar, porém houve um problema e me chamaram para participar da modalidade eletricidade industrial, como eu tava afim de ir para a olímpiada, abracei a causa com gosto. Então sai da INDEL e comecei a treinar. E durante o treinamento eu senti um pouco de dificuldade com o CLP, pois eu sou acostumado a programar em linguagem C então Ladder é um coisa nova e complexa para eu. O coordenador da área de eletroeletrônica percebeu essa dificuldade minha e me pediu para que eu participasse do curso de CLP durante o período da noite, que é oferecido para os cursos técnicos de Eletrotécnica e Eletromecânica.
É aqui que a história do artigo começa. Logo no primeiro dia que eu freqüentei o curso, o professor passou um desafio para a turma, só que houve muita dificuldade pois os alunos, pelo que percebi, não aprenderam como que funciona o CLP por dentro.
Quero elucidar isso através deste artigo.
A dificuldade encontrada pelo alunos foi o comportamento dos contatos da linguagem Ladder mediante aos sensores atuadores conectados na entrada do CLP.
Quando temos um interruptor aberto conectado na entrada do CLP e utilizamos os seguintes contatos:

No momento em que fecharmos a chave, os contatos mudarão de estado, como ilustra abaixo.

Como imagens valem mais que mil palavras, acho que não preciso falar mais nada, a única coisa que vale ressaltar é que se na entrada tiver um interruptor normalmente fechado, a operação ficará ao contrário.
Para gerar as imagens dos contatos eu utilizei o Zelio Soft 2 da Schneider, que se encontra para ser baixado neste link: http://www.schneider-electric.co.uk/internet/pws/literature.nsf/0/89276B9579788B078025710300549173?open
É necessário se cadastrar no site, abraços e até a próxima!