terça-feira, 26 de abril de 2011

O REI usa EPI

Dando continuidade ao post anterior (Eletrodinâmica Elementar), pretendo passar algumas informações complementares para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedução das fórmulas empregadas.


Um dos maiores inconvenientes para o principiante são as fórmulas, até mesmo as mais simples. Mas temos vários macetes para se memorizar e deduzir diversas fórmulas.


Lei de Ohm, se acostume a ouvir o nome dessa lei. Essa é a lei básica e de conhecimento OBRIGATÓRIO para qualquer profissional ou estudante no que diz respeito a eletroeletrônica. Sua definição fala o seguinte: "A corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a tensão aplicada e inversamente proporcional a resistência do circuito.", em outras palavras isso significa que quanto maior a tensão aplicada maior será a corrente e quanto maior a resistência do circuito menor será a corrente. Dessa forma se convenciona uma fórmula de uso quase que geral, sendo expressa assim: I=E/R → Como é visto na matemática, quanto maior o valor do numerador maior será o resultado e quanto maior o valor do denominador menor será o resultado. Com isso deduzimos, algebricamente, outras fórmulas tais como: E=R.I e R=E/I, com isso criamos o famoso triângulo da lei de Ohm:








A partir da lei de Ohm criou-se outra convenção que representa a potência elétrica, que diz que o valor da potência é o produto da tensão pela corrente, de modo similar podemos utilizar um triângulo para representar a expressão: P=E.I


continua!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Eletrodinâmica elementar

eletrodinâmica
e.le.tro.di.nâ.mi.ca
sf
(eletro2+dinâmica) Ramo da Física que trata dos efeitos das interações de correntes elétricas entre si ou de uma corrente elétrica com um ímã. Antôn: eletrostática. Var: electrodinâmica.
 

elementar
e.le.men.tar
adj m+f (elemento+ar2) 1 Que é da natureza do elemento ou que serve de elemento: Molécula elementar. 2 Relativo ou pertencente às primeiras noções de uma arte ou de uma ciência; rudimentar, simples: Gramática elementar. 3 Principal, fundamental. Var: elemental.
Fonte: Michaelis UOL

Não, esse artigo não é sobre o que significa as palavras. Coloquei o significado pois é fundamental o conhecimento das mesmas.


Aqui vou tentar abordar de uma forma simples e didática o princípio da eletrôndinamica bem como suas principais leis, na qual um profissional da área deve ter isso na ponta da língua.

Existe uma estratégia muito usada que é a assimilação de sistemas hidráulicos com circuitos elétricos, isso torna o abstrato visível, elétrons são invisiveis mas fluídos hidráulicos são visiveis o que torna o entedimento bem mais prático.


Vamos fazer uma convenção: os condutores elétricos serão os tubos(canos) hidráulicos por onde passam os fluídos, a resistência elétrica será representada pelo diâmetro desses tubos, a fonte de alimentação (bateria, pilha, tomada, etc) será assimilada com a caixa d'água ou reservatório, a pressão do fluído representará a corrente elétrica.


Alguns conceitos:

  • Tensão Elétrica (E) - Nos condutores elétricos, existem partículas minúsculas chamadas elétrons, que estão se movimentando de forma desordenada. Para que estes elétrons passem a se movimentar ordenadamente é preciso que se aplique uma força, possibilitando que se estabeleça um fluxo ordenado de elétrons. Desta forma podemos considerar que, quando nas extremidades de um condutor existir uma diferença de concentração de elétrons, ou seja, de carga elétrica, existirá um potencial elétrico ou uma tensão elétrica entre esses dois pontos. Definimos tensão elétrica da seguinte maneira: É a força que impulsiona os elétrons livres nos condutores. Em algumas literaturas encontramos Tensão Elétrica designada como D.D.P. (Diferença De Potencial).
  • Corrente Elétrica (I) - Os elétrons livres dos átomos de uma substância normalmente se deslocariam em todas as direções. Quando, em um material condutor, o deslocamento de elétrons livres for mais intenso em um determinado sentido, diz-se que existe uma corrente elétrica ou um fluxo elétrico no material. A intensidade da corrente é caracterizada pelo número de elétrons que atravessa uma determinada seção do condutor na unidade de tempo. Dessa forma definimos, então, corrente elétrica como sendo o movimento ordenado dos elétrons livres nos condutores, quando existe uma diferença de potencial (tensão) entre suas extremidades, ou seja, só haverá corrente se houver tensão
  • Resistência Elétrica (R) - É a dificuldade encontrada pela corrente elétrica ao atravessar um material.
  • Potência Elétrica (P) - É definida como sendo o trabalho efetuado na unidade de tempo. Assim como a potência hidráulica é dada pelo produto do desnível energético pela vazão, a potência elétrica, para um circuito com resistência, é obtida pelo produto da tensão E pela corrente I.
Partindo para a parte prática, analisemos o circuito à seguir:
Em analogia à convenção que fizemos acima, o condutor que liga as extremidades da fonte de alimentação na carga serão os tubos, a fonte é a caixa d'água e a carga é uma parte da tubulação com um diamêtro menor. Assim fica fácil imaginar o que acontece com o circuito elétrico. A água vem da caixa com uma certa facilidade, porém no meio do caminho encontra uma tubulação com um diâmetro menor e isso vai dificultar a passagem da água resultando numa pressão maior do mesmo modo que a corrente elétrica encontra uma dificuldade no seu caminho a sua tendência é aumentar para poder atingir o outro lado do material e continuar seu caminho.

Vou ficando por aqui, esta postagem foi só uma breve introdução.
CONTINUA EM OUTRA POSTAGEM
Dúvidas coloquem nos comentários ou no twitter.
Em breve a autópsia do DPS.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Partida direta com contator e sinalização.


Esse é um esquema bastante simples, porém tem muita gente que quebra a cabeça quando chega na hora de fazer o sistema de sinalização.

OBS: clique sob a imagem para ver em tamanho maior.

Dúvidas coloque no comentários ou no twitter.

Em breve: "Autópsia do DPS".

Inglês Técnico ou Inglês Instrumental


Olá pessoal.
Estou aqui matando a aula de inglês (para ela não me matar) para postar este artigo.

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos os visitantes que estão me fazendo reativar este blog, o principal fator dessa minha "animação" foi eu, por acaso, ter visto a estatística do blog e ter visto um acesso razoável e de vários países. Entre esses países, depois do Brasil, o Estados Unidos teve um bom número de público, vendo isso me deparei com um assunto bem pertinente da área técnica porém muito pouco comentado.

Qual a finalidade de se introduzir "inglês técnico" nos cursos de qualificação profissional?
Muita gente pode pensar que é só pra "encher linguiça", o que é totalmente errôneo. O inglês como todo mundo sabe é a língua utilizada em quase todos os setores da sociedade. Por exemplo, se você souber inglês você pode ir a uma quantia enorme de paises e ser compreendido, o que não acontece com o mandarim. Na área técnica o inglês tem fundamental importância, pois praticamente todos os componentes são importados e seus "datasheets" (olha o inglês aí) são em sua maioria escritos em inglês, literatura técnica é outra coisa que você tem que recorrer ao inglês, e o que deve ser mais levado em consideração pela maioria é o fato de ser um ponto a mais para se conseguir um emprego.

É necessário fazer um curso regular de inglês em se tratando do inglês técnico?
Por experiência própria posso dizer que não. No I.T. existem muitos cognatos, que são as palavras que tem ortografia parecida com as palavras portuguesas e que tem mesmo sentido, e pouca gramática o que facilita muito o aprendizado.

Quais são os métodos utilizados?
Existem dois métodos ou estratégias utilizadas no I.T., são elas:
  • Skimming
Que baseia no simples ato de ler o texto de forma rápida para conhecer a idéia geral e colher os principais pontos.
  • Scanning
De forma similar ao Skimming o Scanning é feito procurando pontos específicos do texto que vão ser importantes para o entendimento do contexto geral

Dá para estudar em casa?
Como toda matéria, o inglês não foge à regra, é necessário a dedicação e um objetivo definido. Se esses pontos estiverem bem salientes e você tiver uma facilidade de aprender sozinho, ou seja, é autodidata é plenamente possível aprender Inglês Técnico em casa.

Vou diponibilizar o link de uma apostila que encontrei, muito boa por sinal!
http://busca.unisul.br/pdf/88806_Murilo.pdf

Thank you,
see ya! ;)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Semáforo por comandos elétricos.


E quem disse que é impossível montar um semafóro por comandos elétricos?!
Pois bem, se enganou completamente.

Este esquema que eu postei é de uma prática que fiz há alguns anos durante as minhas aulas de comandos elétricos no SENAI. Nessa aula muitos alunos contestaram o professor dizendo que seria impossível, mas muita gente ainda deve dizer que isso não é possível de se fazer.

Na realidade essa prática é um desafio para o aluno, pois envolve muito racíocinio e agilidade, ou seja, quem consegue executar com sucesso pode-se dizer que aprendeu perfeitamente o assunto.

Se alguém tiver dúvidas quanto ao funcionamento, provávelmente elas existirão, poste nos comentários, no twitter, mande um email ou sei lá, de qualquer forma eu retornarei para explicar o que for necessário.

OBS: clica em cima da imagem para abrir totalmente.

Pessoal, o blog voltou pra valer, acessem constantemente!

AutoCAD versus SolidWorks

AutoCAD ou SolidWorks?
Talvez essa seja uma das grandes dúvidas de quem teve contato com estes softwares.
Mas essa é uma dúvida muito fácil de ser sanada.

Durante muito tempo eu trabalhei com o AutoCAD, talvez pelo fato de que eu só tivera tido contato com o mesmo. Fiz muitos projetos em 2D e 3D.

As palavras chaves para quebrar o paradigma são: Bidimensional e Tridimensional. Isso é o que vai definir o melhor software para você trabalhar.

Basicamente o software que mais se enquadra em projetos de plantas baixas, projetos elétricos, arquitetônicos, eletrônicos, entre outros, é sem dúvidas o AutoCAD. Além de ser pioneiro no ramo, é bem simples de utilizar as ferramentas referentes a esses tipos de desenhos em bidimensão.

Por outro lado vem os desenhos mecânicos, as perpectivas, que requerem um bom software para modelamento. O software mais indicado com certeza é o SolidWorks, porém não só ele, mas em se tratando de softwares populares é o SWzão. Além de ser um ambiente muito agradável tem o diferencial de ser em português, apesar de que a maioria dos usuários preferem a interface em inglês, mas é um diferencial marcante. Outro ponto destacante é o fato dele incluir um renderizador da MODO, o PhotoView 360, de longe é o renderizador mais simples e que produz os melhores resultados.

Há quem goste de utilizar o AutoCAD com modelamento, porém no ponto de vista geral é muito mais trabalhoso. E há também quem prefira utilizar o SolidWorks para trabalhos 2D.

A minha dica é: tenha os 2 softwares em sua máquina, estude os 2 softwares e trabalhe com os 2.

Em breve mais postagens.