Unidades que não são do sistema SI,
mas que podem ser usadas.Outras unidades que não pertencem ao Sistema SI, entretanto, ainda estão em uso e, oficialmente, não deveriam ser utilizadas. Entre estas, uma das mais comuns é a unidade de medida da pressão dos pneus, onde o frentista do posto de gasolina precisa apenas saber que queremos a pressão de "28" ou de "30", para providenciar a calibragem. Entretanto, a unidade usada é a libra/polegada quadrada, que de modo nenhum, nem temporariamente, é admitida pelo Sistema SI. Como e quando vamos resolver este e outros assuntos iguais? Uma questão para o INMETRO responder.
Vejamos o contéudo das tabelas III e IV.
Na tabela III, estão as unidades aceitas para uso com o Sistema SI, sem restrição de prazo. Trata-se das Unidades:
*Unificada de Massa Atômica; da tonelada,
*do minuto, da hora e do dia,
*da rotação por minuto (rpm),
*do eletronvolt (energia),
*do decibel (ruído) e
*do neper (medindo o decremento logarítmico).
Para todas estas, a tabela indica o respectivo valor em unidades SI, para efeito de conversação, se for necessário.
Já na tabela IV, estão unidades que não são do Sistema SI, mas que são admitidas apenas temporariamente. Portanto, neste caso, qualquer revisão do Sistema SI poderá estar eliminando a unidade, fato que nos leva à recomendação de que o leitor que as use, faça uma verificação peródica junto ao INMETRO pasa saber da validade de uso ou não. São desta tabela, as unidades:
*ângstrom
*atmosfera
*bar
*bam
*caloria
*cavalo-vapor
*urie
*gal
*gauss
*hectare
*quilograma-força
*milímetro de mercúrio,
*milha maítima
*nó
*quilate
*rad (radiano)
*roentgen, e
*rem.
O uso destas unidades deve, portanto, merecer um cuidado especial pelos seus usuários, devendo-se preferir a utilização da unidade Si correspondente, sempre que houver.
Desculpem à longa ausência.