O que significa DPS? A sigla DPS tem o seguinte significado: Dispositivo de Proteção Contra Surtos. Tem a finalidade de proteger os circuitos contra sobrecargas de tensão, atuando em conjunto com o disjuntor do circuito. A seguir temos o esquema de ligação:
Através deste layout podemos verificar a facilidade de instalação do mesmo e também entender o princípio do funcionamento, como pode ser observado o DPS não funciona isoladamente, ele necessita de um disjuntor ligado paralelamente, sendo assim o funcionamento fica desta forma: Quando a tensão de entrada sofre uma elevação brusca e de alta intensidade o DPS atua formando um curto circuito no sistema, em conseqüência levando o desarme do disjuntor no qual corta a alimentação do circuito e assim protegendo o circuito da alta tensão.
Mas o que foi dito acima muita gente já conhece. A parte tocante deste artigo é o que o DPS tem e que muita gente desconhece, principalmente os eletricistas que não tem conhecimento de eletrônica. Referindo-se ao título do artigo, é visto que trata-se do componentes internos do dispositivo em questão.
Para quem já conhece eletrônica, pergunto, qual componente tem o funcionamento similar do DPS? Se respondeu o varistor, parabéns você acertou. Mas para quem não é muito fã de eletrônica, explico, o varistor é um componente à base de óxido metálico no qual a resistência em tensão nominal tende ao infinito e numa tensão elevada sua resistência diminui drasticamente o que leva o curto circuito e por conseguinte a queda do disjuntor ou a queima do fusível.
Você já pegou um DPS e verificou o quão leve é? Se você ta pensando que dentro do DPS existe um varistor, você está pensando certo. Alguns DPS têm uma proteção térmica, mas essa proteção térmica já é compensada no disjuntor termomagnético.
Então será que vale à pena investir num DPS sendo que o varistor é que faz o trabalho, levando em consideração que o DPS custa em média R$45,00 e um varistor está na faixa de R$1,00?
Como nem todo mundo conhece o varistor, aproveitarei para mostrar como se faz a leitura do mesmo.
Na figura temos um exemplo da epcos. Notem que a designação “S20” pode vir sozinha, com um traço abaixo ou com um traço acima. Isso significa, respectivamente, versão Standard, série avançada ou superior “R”. A letra K antes do número (que representa a tensão nominal do componente, no exemplo 275V) é a tolerância. Nesse caso temos: K=10%; L=15%; M=20%. Os números (0009) abaixo do traço significa a data de fabricação.
Obrigado à todos os leitores que estão sempre acessando. Em breve um artigo sobre Vista Ortogonal, aguardem!
7 comentários:
Muito bom seu blog. primeira vez que visito, e não será a ultima.
posso copiar seus arquivos postar adicionando os créditos (seus, é claro) pois estou finalizando um site de engenharia com informações, dicas, imagens, programas, links, detalhes em cad, 2 e 3d... e, por aí vai... caso tenha interesse entre em contato.
sds
Bom dia esta foto dos DPS, IDR, E Dinjuntores está ligado de forma errada.
E a forma Certa e Ligar os DPS,com o
IDR Jampiados, e nunca Ligar os DPS
Com os Dijuntores.
Veja o Video no link, do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=yCybE8GdB8M&NR=1
Seu texto ficou incompleto. Quando você disse se vale a pena comprar um DPS. Mas no final não explicou se vale a a pena ou não. Quando você questiona algo é preciso explicação completa. As pessoa vão ler seu texto e vão ficar com dúvidas. "Vale a pena comprar ou não?" ele protege ou não?
Postar um comentário