quarta-feira, 18 de maio de 2011

Qual caminho seguir?

Um fato corrente no momento é a carência de profissionais no setor industrial. Essa condição vêm de muitos anos, um exemplo dessa falta de mão de obra foi a criação do SENAI na década de 40. Houve então uma parábola um tanto acentuada na oferta de mão de obra qualificada. No ínicio sendo escassa, em outro intervalo de tempo sendo razoável e hoje em dia quase chegando a ecassez novamente.

Observando tal fato, o mercado se mobilizou para qualificar pessoas para atuar na indústria, sem contar as tradicionais escolas técnicas que já fazem esse serviço desde o ínicio. Junto com a queda da oferta de mão de obra veio consigo a qualidade. E eu falo isso com conhecimento de causa, já estive em algumas instituições onde o docente mal sabia o que estava fazendo, imagine só o que estava ensinando então. Mas sobre essa defiência eu falarei em outra oportunidade.

 É evidente que com a evolução tecnológica as indústrias se modernizaram e surgiram novas necessidades, assim exigindo diferentes tipos de profissionais.

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails pedindo orientação no tocante: Qual caminho seguir?
Essa foi uma pergunta que eu não precisei me fazer, pois praticamente nasci no chão de fábrica e a medida que o tempo foi passando, mais gosto pelo setor industrial eu fui tomando. Hoje estou mais focado na eletroeletrônica e controle de processos, mas já passei por vários setores, desde estoque até planejamento de produção, passando principalmente pelo setor mecânico. Porém não estou aqui para falar sobre mim :P. Uma dica que sempre dou é: faça o que você se sente mais confortável e, principalmente, goste. Outro fator bem decisivo é análise de mercado, pesquise os mais diferentes tipos de setores. Uma coisa que eu posso dizer com toda certeza é que no mercado existem grandes empresas que atuam com setores específicos, e a cada dia que passo mais eu descubro isso. Sintetizando: Procure o que goste, estude bastante, pesquise as empresas e trabalhe com empenho.

Logo mais algum artigo novo. 
Obrigado aos visitantes =)

Nenhum comentário: