terça-feira, 5 de abril de 2011

Semáforo por comandos elétricos.


E quem disse que é impossível montar um semafóro por comandos elétricos?!
Pois bem, se enganou completamente.

Este esquema que eu postei é de uma prática que fiz há alguns anos durante as minhas aulas de comandos elétricos no SENAI. Nessa aula muitos alunos contestaram o professor dizendo que seria impossível, mas muita gente ainda deve dizer que isso não é possível de se fazer.

Na realidade essa prática é um desafio para o aluno, pois envolve muito racíocinio e agilidade, ou seja, quem consegue executar com sucesso pode-se dizer que aprendeu perfeitamente o assunto.

Se alguém tiver dúvidas quanto ao funcionamento, provávelmente elas existirão, poste nos comentários, no twitter, mande um email ou sei lá, de qualquer forma eu retornarei para explicar o que for necessário.

OBS: clica em cima da imagem para abrir totalmente.

Pessoal, o blog voltou pra valer, acessem constantemente!

7 comentários:

bira disse...

Gostei muito do comando do semáfaro,gostaria de ter mais detale de como ligar as lampads no circuito,ou seja as lampadas dentro do comando.biradandara@gmail.com

luis sergio disse...

caramba e muito parecido com o meu. meu professor lançou esse desafio na nossa turma dia 19/04, ninguem conseguiu terminar. Eu so terminei na minha hora de almoço do dia 20/04 fiquei muito euforico rsrsrs e otimo quando vc consegue algo q as pessoas dizem q nao da pra ser feito.

Dioni Jr. disse...

gostei pra caramba!!agora só me tira uma duvida:nesse esquema,se ao acaso der um apagao de energia,na hora que ela voltar o semaforo nesse esquema volta automaticamente?

André Luiz Marcelino disse...

Depende, se os relés de tempo tiverem bateria interna de backup, o sistema volta de onde parou, caso contrário o sistema volta do início.

urameshi de itaquera disse...

Você poderia por favor explicar o funcionamento desse esquema elétrico do semáforo?

urameshi de itaquera disse...

Por favor, você poderia explicar o funcionamento desse esquema elétrico do semáforo?

Luiz Claudio Meireles Lopes disse...

Isto eu montei no senai no ano de 1979,era automatico as luzes se alternavam por tempo.