terça-feira, 26 de abril de 2011

O REI usa EPI

Dando continuidade ao post anterior (Eletrodinâmica Elementar), pretendo passar algumas informações complementares para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedução das fórmulas empregadas.


Um dos maiores inconvenientes para o principiante são as fórmulas, até mesmo as mais simples. Mas temos vários macetes para se memorizar e deduzir diversas fórmulas.


Lei de Ohm, se acostume a ouvir o nome dessa lei. Essa é a lei básica e de conhecimento OBRIGATÓRIO para qualquer profissional ou estudante no que diz respeito a eletroeletrônica. Sua definição fala o seguinte: "A corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a tensão aplicada e inversamente proporcional a resistência do circuito.", em outras palavras isso significa que quanto maior a tensão aplicada maior será a corrente e quanto maior a resistência do circuito menor será a corrente. Dessa forma se convenciona uma fórmula de uso quase que geral, sendo expressa assim: I=E/R → Como é visto na matemática, quanto maior o valor do numerador maior será o resultado e quanto maior o valor do denominador menor será o resultado. Com isso deduzimos, algebricamente, outras fórmulas tais como: E=R.I e R=E/I, com isso criamos o famoso triângulo da lei de Ohm:








A partir da lei de Ohm criou-se outra convenção que representa a potência elétrica, que diz que o valor da potência é o produto da tensão pela corrente, de modo similar podemos utilizar um triângulo para representar a expressão: P=E.I


continua!

Nenhum comentário: