terça-feira, 5 de abril de 2011

AutoCAD versus SolidWorks

AutoCAD ou SolidWorks?
Talvez essa seja uma das grandes dúvidas de quem teve contato com estes softwares.
Mas essa é uma dúvida muito fácil de ser sanada.

Durante muito tempo eu trabalhei com o AutoCAD, talvez pelo fato de que eu só tivera tido contato com o mesmo. Fiz muitos projetos em 2D e 3D.

As palavras chaves para quebrar o paradigma são: Bidimensional e Tridimensional. Isso é o que vai definir o melhor software para você trabalhar.

Basicamente o software que mais se enquadra em projetos de plantas baixas, projetos elétricos, arquitetônicos, eletrônicos, entre outros, é sem dúvidas o AutoCAD. Além de ser pioneiro no ramo, é bem simples de utilizar as ferramentas referentes a esses tipos de desenhos em bidimensão.

Por outro lado vem os desenhos mecânicos, as perpectivas, que requerem um bom software para modelamento. O software mais indicado com certeza é o SolidWorks, porém não só ele, mas em se tratando de softwares populares é o SWzão. Além de ser um ambiente muito agradável tem o diferencial de ser em português, apesar de que a maioria dos usuários preferem a interface em inglês, mas é um diferencial marcante. Outro ponto destacante é o fato dele incluir um renderizador da MODO, o PhotoView 360, de longe é o renderizador mais simples e que produz os melhores resultados.

Há quem goste de utilizar o AutoCAD com modelamento, porém no ponto de vista geral é muito mais trabalhoso. E há também quem prefira utilizar o SolidWorks para trabalhos 2D.

A minha dica é: tenha os 2 softwares em sua máquina, estude os 2 softwares e trabalhe com os 2.

Em breve mais postagens.

2 comentários:

Unknown disse...

acho q o acad eh mais produtivo pra 2d e o solid apresenta mais resultados "tocaveis"

Metal hacker (cristian de barros) disse...

eu prefiro que tenha os dois sof instalados no seu pc por um dia presizar.