quarta-feira, 6 de abril de 2011

Inglês Técnico ou Inglês Instrumental


Olá pessoal.
Estou aqui matando a aula de inglês (para ela não me matar) para postar este artigo.

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos os visitantes que estão me fazendo reativar este blog, o principal fator dessa minha "animação" foi eu, por acaso, ter visto a estatística do blog e ter visto um acesso razoável e de vários países. Entre esses países, depois do Brasil, o Estados Unidos teve um bom número de público, vendo isso me deparei com um assunto bem pertinente da área técnica porém muito pouco comentado.

Qual a finalidade de se introduzir "inglês técnico" nos cursos de qualificação profissional?
Muita gente pode pensar que é só pra "encher linguiça", o que é totalmente errôneo. O inglês como todo mundo sabe é a língua utilizada em quase todos os setores da sociedade. Por exemplo, se você souber inglês você pode ir a uma quantia enorme de paises e ser compreendido, o que não acontece com o mandarim. Na área técnica o inglês tem fundamental importância, pois praticamente todos os componentes são importados e seus "datasheets" (olha o inglês aí) são em sua maioria escritos em inglês, literatura técnica é outra coisa que você tem que recorrer ao inglês, e o que deve ser mais levado em consideração pela maioria é o fato de ser um ponto a mais para se conseguir um emprego.

É necessário fazer um curso regular de inglês em se tratando do inglês técnico?
Por experiência própria posso dizer que não. No I.T. existem muitos cognatos, que são as palavras que tem ortografia parecida com as palavras portuguesas e que tem mesmo sentido, e pouca gramática o que facilita muito o aprendizado.

Quais são os métodos utilizados?
Existem dois métodos ou estratégias utilizadas no I.T., são elas:
  • Skimming
Que baseia no simples ato de ler o texto de forma rápida para conhecer a idéia geral e colher os principais pontos.
  • Scanning
De forma similar ao Skimming o Scanning é feito procurando pontos específicos do texto que vão ser importantes para o entendimento do contexto geral

Dá para estudar em casa?
Como toda matéria, o inglês não foge à regra, é necessário a dedicação e um objetivo definido. Se esses pontos estiverem bem salientes e você tiver uma facilidade de aprender sozinho, ou seja, é autodidata é plenamente possível aprender Inglês Técnico em casa.

Vou diponibilizar o link de uma apostila que encontrei, muito boa por sinal!
http://busca.unisul.br/pdf/88806_Murilo.pdf

Thank you,
see ya! ;)

Um comentário:

Unknown disse...

Queria ter a possibilidade de conseguir acessar essa apostila!!! :/